299343838060898 7oz8ru918zrdlf96esch49t5ul6qjo
 

Conhecendo o Mercado Imobiliário - Post 5


Continuamos com nossa visão geral do mercado imobiliário pois conhecer conceitos relacionados ao assunto e melhor compreendê-los, facilitará suas futuras negociações


Hoje, temos:


1. O que é Tabela Price?

2. O que é Sistema SAC?

3. O que é o índice de correção?

4. O que é INCC?

5. O que é IGP-M?

6. Qual o índice de correção normalmente utilizado na aquisição de um imóvel na planta?


O que é Tabela Price?

É um sistema de financiamento em que as parcelas são iguais, a amortização crescente e o valor dos juros declinante. Também conhecido como Sistema Francês de Amortização.


O que é Sistema SAC?

É um sistema de financiamento em que as prestações são decrescentes, com amortização constante e juros decrescentes.


O que é o índice de correção?

É o índice pactuado em contrato para atualização monetária dos valores envolvidos no mesmo.


O que é INCC?

Elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice Nacional de Custo da Construção afere a evolução dos custos de construções habitacionais. É usualmente utilizado para correção dos contratos de aquisição de imóveis, aplicado durante o período de construção.


O que é IGP-M?

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços é divulgado no final de cada mês. É usualmente utilizado para correção dos contratos de aquisição de imóveis, aplicado sobre as parcelas com vencimento após o período de obras do empreendimento e que sejam devidas diretamente à incorporadora, conforme previsto no respectivo compromisso de compra e venda.


É a Taxa Referencial de Juros utilizada para a correção da Caderneta de Poupança. É também utilizada na correção das parcelas de pagamento de imóveis adquiridos por financiamento bancário nas parcelas pós-chaves.


Qual o índice de correção normalmente utilizado na aquisição de um imóvel na planta?

Quando se compra um imóvel com financiamento provido diretamente pela incorporadora, na maioria dos casos, se utiliza como índice de correção das prestações o INCC no período compreendido entre a aquisição do imóvel até a conclusão das obras, ou, ainda, até a data prevista contratualmente.


Após a sua conclusão, o índice de reajuste passa a ser o IGP-M. Quando se compra um imóvel com financiamento bancário, adota-se, usualmente, o INCC no período compreendido entre a aquisição do imóvel até a sua entrega, ou seja, durante o período de construção. Após a sua conclusão e devido repasse do financiamento ao Banco Financiador, o índice de reajuste passa a ser a TR, acrescida de uma taxa de financiamento previamente estabelecida pelo mesmo.



No próximo post dúvidas referentes ao imóvel propriamente dito. Até lá. Comentários são bem vindos.

Equipe Motriz


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo