299343838060898 7oz8ru918zrdlf96esch49t5ul6qjo
 

Conhecendo o Mercado Imobiliário


O mercado imobiliário guarda algumas peculiaridades e uma série de duvidas surge na hora da compra de imóvel na planta, ou mesmo do imóvel pronto. Concordam? Para ajudá-los a esclarecer essas duvidas iniciamos hoje, uma série de postagens onde abordaremos, de forma objetiva, com perguntas e respostas, esses pontos. A ordem dos temas não tem relação com a frequência da dúvida ou sua importância.


Nesse post de hoje você ficará sabendo.


1. O que é Incorporação Imobiliária?

2. O que é um lançamento imobiliário?

3. O que é um imóvel na planta?

4. O que significa comprar um imóvel na planta?

5. Qual a vantagem de se comprar um imóvel no seu lançamento?

6. Que cuidados deve-se tomar para comprar um imóvel na planta?

7. Como sei se devo confiar numa incorporadora?

8. Como posso obter informações adicionais sobre uma incorporadora?

9. A responsabilidade de entrega do imóvel é da incorporadora ou da construtora?

10. O que encontro em um estande de vendas?

11. Para que serve o apartamento modelo decorado?



O que é Incorporação Imobiliária?

Ato de empreender um projeto imobiliário. É o meio pelo qual alguém (pessoa física ou jurídica) se compromete a construir um edifício, ou conjunto deles, com diversas unidades autônomas, sendo-lhe permitido comercializar as unidades que o comporão, antes ou durante a fase de construção do empreendimento. Para que a Incorporação Imobiliária produza efeitos e permita a venda das unidades imobiliárias autônomas, é necessário o seu registro no Ofício de Registro de Imóveis competente, que inclusive dá segurança ao adquirente quanto à condição técnica e idoneidade do incorporador, à legalidade do projeto, às características e metragens do imóvel, bem como às regras de convivência em condomínio. É o processo que permite a comercialização legal de um empreendimento que ainda se encontra na planta.


O que é um lançamento imobiliário?

É a abertura de vendas de um empreendimento imobiliário após o seu Registro de Incorporação. Normalmente, o início das vendas é acompanhado de eventos, ações promocionais e anúncios na mídia.


O que é um imóvel na planta?

É o imóvel comercializado durante a fase de lançamento, ou seja, antes do início da construção.


O que significa comprar um imóvel na planta?

Significa comprar um imóvel quando ele está sendo lançado. Ou seja, o imóvel não se encontra pronto. Ele será construído e, após um prazo que usualmente varia de 18 a 36 meses, dependendo do tipo de imóvel, será entregue pela incorporadora ou construtora ao proprietário.

Por isso que se diz que o imóvel comprado na planta é um bem de entrega futura.


Qual a vantagem de se comprar um imóvel no seu lançamento?

Poder escolher a unidade de sua preferência, com melhores condições de preço e de forma de pagamento.


Que cuidados deve-se tomar para comprar um imóvel na planta?

Verifique se realmente o imóvel escolhido atende às suas necessidades no que diz respeito a tamanho, localização, infraestrutura de lazer oferecida e a sua planta.


Planeje seu futuro e analise se o valor e a forma de pagamento deste imóvel se encaixam na sua capacidade de pagamento. Verifique se o projeto do empreendimento encontra-se aprovado, e o seu Memorial de Incorporação registrado. Compre apenas de incorporadoras e construtoras saudáveis, com tradição e credibilidade.


Como sei se devo confiar numa incorporadora?

Obtenha informações sobre a tradição desta incorporadora, verificando: • Há quanto tempo ela trabalha no mercado;

Como posso obter informações adicionais sobre uma incorporadora?

Hoje em dia, muitas incorporadoras têm capital aberto na Bolsa de Valores. Por esse motivo, devem divulgar seus resultados trimestralmente. Você pode encontrar o balanço dessas empresas nos seus respectivos sites.


Uma outra forma, seria verificar se as obras em andamento da incorporadora contam com financiamento bancário para suprir as despesas de construção, pois o financiamento é uma maior garantia de que a obra será entregue, os bancos só o concedem às empresas que estão com boa saúde financeira.


A responsabilidade de entrega do imóvel é da incorporadora ou da construtora?

Ainda que a incorporadora possa contratar uma construtora para a execução das obras, a obrigação de entregar o imóvel cabe sempre à incorporadora, que assume essa responsabilidade pelo exercício de sua atividade, que é entregar os imóveis em contrapartida do recebimento de preço certo e ajustado.


Valendo lembrar que uma construtora pode fazer um lançamento sem o concurso de uma incorporadora, nesse caso as responsabilidades passam a ser da construtora.


O que encontro em um estande de vendas?

O estande de vendas é usualmente construído no local onde será erguido um empreendimento imobiliário. Nele, encontram-se expostos a maquete do projeto, plantas e imagens dos apartamentos e das áreas comuns, bem como, na maioria das vezes, o apartamento modelo decorado.


No estande, encontram-se também os corretores de imóveis treinados para apresentar o empreendimento e sua tabela de vendas que inclui a disponibilidade de unidades, seus respectivos preços e formas de pagamento.


Para que serve o apartamento modelo decorado?

O apartamento modelo decorado, geralmente construído nos estandes de vendas, tem como finalidade mostrar as características da planta do apartamento, apresentando também uma sugestão de decoração.


Por hoje, é só. No próximo post continuamos com o tema. Deixe seu comentário. Obrigado

Equipe Motriz

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo