299343838060898 7oz8ru918zrdlf96esch49t5ul6qjo
 

Como Conquistar o seu 1º Apartamento | Post V


Como usar o financiamento e o FGTS


1. O que é o financiamento imobiliário?

2. Requisitos básicos para poder financiar:

3. Com FGTS

4. Financiamento bancário

5. Assessoria para fins de contratação de financiamento e qual seu objetivo.

6. A análise de crédito

7. Documentos necessários para comprovar renda


O que é o financiamento imobiliário?

Em linhas gerais, o financiamento permite que o cliente compre um IMÓVEL , e pague em diversas parcelas durante um prazo que pode chegar a 30 anos.

O banco faz uma simulação para calcular sua capacidade de pagamento, traçando um perfil do consumidor ,condições de pagamento e taxas de juros são definidas diante das possibilidades financeiras. E de acordo com os programas específicos de cada linha de crédito.

Nos pacotes de financiamento, as condições costumam ser mais acessíveis, tanto nas formas de pagamento quanto nas taxas de juros. Assim, essa alternativa acaba tornando o sonho da casa própria uma realidade para muitos brasileiros.


Requisitos básicos para poder financiar:

Ser maior de idade;

Ter meios de comprovar a renda e não ter cadastro em nenhum órgão de restrição ao crédito.

Quando o seu financiamento é aprovado, o banco paga ao vendedor do imóvel o valor do pedido de financiamento.

Com FGTS

O saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que pode ser retirado e utilizado para a compra de um imóvel residencial. Há modalidades e regras específicas para cada caso, e é importante checar se e em qual deles você se encaixa.

Financiamento bancário

Nesta modalidade, você compra o imóvel a partir do crédito imobiliário fornecido pelo banco de sua escolha. Cada instituição financeira terá uma taxa de juros e critérios diferentes, que geralmente são os dois principais fatores que você precisa analisar para escolher o banco.

Uma dica é utilizar as simulações de crédito imobiliário, e aqui na Apê11 você encontra um simulador que cobre os principais bancos do Brasil e os compara para você. Você também terá que atender aos requisitos deles, demonstrando que as parcelas do financiamento não comprometem excessivamente a sua renda familiar. Como já dissemos, é a mais comum para a compra do primeiro imóvel.

A documentação pode variar de acordo com a instituição financeira. Mas são sempre solicitados documentos do vendedor, do imóvel, além dos documentos pessoais e de comprovação de renda do comprador.

Assessoria para fins de contratação de financiamento e qual seu objetivo.

A assessoria para fins de contratação de financiamento é efetivada por uma empresa especializada que auxilia no processo de análise de crédito, documental e jurídica, visando a agilizar e assegurar a perfeita formalização dos contratos de crédito imobiliário, segundo os requisitos legais e normativos vigentes, além dos parâmetros e políticas estabelecidos pela instituição contratante.

A análise de crédito

Análise de crédito consiste no estudo das condições de venda do imóvel e características do comprador, visando a assegurar que a operação seja realizada de acordo com parâmetros e políticas de crédito aceitas pelo mercado bancário, de modo a viabilizar o repasse no futuro, lembrando que não é aceita na análise de crédito a existência de restrição cadastral. A análise de crédito sempre ocorre em dois momentos, o primeiro no ato da compra e depois no momento do repasse.


Documentos necessários para comprovar renda

Para comprovar renda, geralmente são solicitados os três últimos holerites, informes de imposto de renda ou extratos de movimentação bancária.

Por que é necessário registrar a escritura definitiva do imóvel.

Para que se opere efetivamente a transferência da titularidade do imóvel, é necessário o registro do título de transmissão perante o competente Cartório de Registro de Imóveis, conforme determina o art. 1245 do Código Civil Brasileiro.

Proposta de compra

Este é um documento que traduz o seu interesse no imóvel e inicia o processo de negociação. Estão na proposta de compra de imóvel os dados que traduzem esta intenção, chamados de termos do negócio. Normalmente são a forma e a data de pagamento, além do valor a ser pago pela casa ou apartamento.


As etapas após a compra será o tema da próxima postagem.


Equipe Motriz



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo