MOTRIZ CONSÓRCIO
A arte de poupar em grupo

Tire seus projetos do papel

Faça um consórcio imobiliário

A possibilidade de utilizar o consórcio para a aquisição de imóveis foi lançada em março de 1990. Ao longo dessas três décadas, o consórcio veio se firmando como uma das modalidades mais procuradas por quem deseja planejar e adquirir seus imóveis de forma simples e econômica.

No intervalo de 15 anos, entre 2005 e 2020, o consórcio de imóveis registrou uma importante conquista: o segmento superou a marca de 1 milhão de contemplados. No período, 1,01 milhão de consorciados que se planejaram através do consórcio tiveram a oportunidade de comprar seu imóvel.

Sistema de Consórcios: o que é e como funciona

Dizemos que consórcio é "a arte de poupar em grupo", pois se baseia na união de pessoas (físicas ou jurídicas), em que todos contribuem mensalmente (ou conforme estabelecido em contrato) para a formação de uma espécie de grande poupança. Chamada de "fundo comum", ele é utilizado por todos os participantes do grupo para a aquisição do bem ou serviço desejado, em ordem definida por sorteio e lance.

Quando recebo o crédito?

Formas de recebimento do crédito

Sorteio

No sorteio, um ou mais participantes do grupo (de acordo com a disponibilidade do caixa) são sorteados para utilizar o valor do crédito contratado, independentemente do número de prestações que tenha pago.

Todos os participantes do grupo concorrem em igualdade ao direito de utilizar o crédito. A contemplação pode ocorrer do primeiro ao último mês do grupo, não sendo possível prever a data.

Lance

No lance, o consorciado aumenta suas chances de contemplação mediante a oferta de um valor que será abatido no saldo devedor. Porém, assim como no sorteio, não é possível garantir qual lance será contemplado, pois depende da oferta dos demais participantes. As regras de oferta e apuração variam entre os grupos e constam no contrato de adesão. Ainda, você só pagará o valor ofertado se for contemplado. 

Como faço para entrar no Sistema de Consórcios?



O primeiro passo para adquirir uma cota é procurar uma administradora de consórcios (empresa que organiza e administra grupos de consórcios) autorizada pelo Banco Central do Brasil.



É possível verificar se uma administradora possui essa autorização diretamente no site do Banco Central do Brasil. Você também pode escolher uma administradora autorizada que seja associada à ABAC e apoia o desenvolvimento do setor.

Feita a apuração das empresas, você pode entrar em contato com as de sua preferência e verificar os planos disponíveis. Faça a adesão ao grupo que tiver os melhores prazos e valores para o seu bolso. 

Atenção: antes de assinar o contrato, leia atentamente todas as cláusulas para conhecer seus direitos e obrigações. 

Se você está pensando em comprar um imóvel, mas tem dúvidas sobre o que é e como funciona o Sistema de Consórcios, saiba que essa modalidade é bem acessível e fácil de compreender.

Caso tenha duvidas ou para maiores informações é só encaminhar seu pedido pelo formulário abaixo.

Quer mais informações

Preencha os seus detalhes e entraremos em contato o mais breve possível.