PROPÓSITO  a maior força de sua imobiliária/house

06/05/2020

Gosto da frase dita pelo escritor Joey Reiman: "Propósito não é o que te tira da cama no meio da noite, é o que te faz sair da cama pela manhã".

Esse é incondicionalmente o primeiro passo para se construir o sucesso na vida e nos negócios. O propósito é a resposta do seu "porquê", pois é ele que dita a direção e a intensidade motivacional. O poder do propósito só pode ser encontrado no passado. São nas raízes da sua história, de suas experiências que ele se revela.

Para construir uma imobiliária/house de sucesso, você precisa encontrar o propósito para que ela possa ter alma vitoriosa. Uma imobiliária sem um propósito pode até ganhar dinheiro, mas dificilmente conseguirá se diferenciar e ser sustentável ao longo dos anos. Ela precisa de um significado maior. Sem isso as equipes entram e saem e são movidas apenas por dinheiro. Quando surgem dificuldades as pessoas não lutam, elas fogem, ou ficam apáticas.

As grandes marcas que se mantém vitoriosas até os dias de hoje, nasceram de um propósito maior. Elas tem um porquê, uma causa, que gera, de maneira mágica, influência na mente e no coração dos seus consumidores e colaboradores.

O propósito não é a declaração de missão e visão, que apesar de importantes, estão num degrau abaixo, estão na estratégia, pois missão é O QUE FAZER e visão é ONDE CHEGAR, mas o propósito significa O PORQUE de todos movimentos.

Se você tem ou vai construir uma imobiliária/house, deve se perguntar qual significado este negócio tem para você. O PORQUÊ vale investir tanta energia e recursos. Consulte se essa empreitada ressoa na sua alma. Releia seu passado, suas raízes, junte os pontos, como dizia Steven Jobs, e encontre um significado. Mas não faça apenas para colocar dinheiro no bolso. Não faça isso com a sua vida. Você não construirá uma marca bem sucedida e não encontrará a fonte inesgotável de motivação, também não despertará entusiasmo nos colaboradores, nos clientes, nos stakeholders em geral.

O que mantém você em alta performance e motivado diariamente, é quando o propósito do seu trabalho é trabalhar no seu propósito.

Em meus projetos de consultoria para estruturação de houses, quando estou construindo equipes de gestores e corretores, um dos meus maiores critérios é identificar profissionais que têm paixão e vocação para o mercado imobiliário. Os que entram no mercado apenas para botar dinheiro no bolso, são como folhas secas, qualquer vento, os levam para outro plantão ou para outra oportunidade fácil. Não criam raízes e estão sempre pulando de galho em galho até que desistem, ou então, vivem frustrados e reclamando do mercado, da empresa ou governo.

O propósito em dirigir uma imobiliária/house de sucesso deve ir além dos benefícios pessoais, e sim gerar contribuições às outras pessoas. Tenho um cliente que constrói empreendimentos para o segmento de baixa renda. Ele tem ultra motivação para dar acesso à moradia ao público que sonha em ter a casa própria. Seu foco é surpreender as famílias com empreendimentos de qualidade que caibam no orçamento. Ele tem um entusiasmo grandioso, o que contagia seus colaboradores e corretores com se fosse um este manifesto, mas na verdade é a força do seu propósito.

Só o verdadeiro propósito de uma imobiliária/house baseado em um forte significado, pode acender a fagulha de motivação dos corretores. As demais ações são incentivos que proporcionam curta duração de motivação. Logicamente que um ambiente saudável, boa remuneração e prêmios, são estimulantes essenciais. Mas eles não atingem a alma, apenas o bolso.

Muitos podem pensar; Como encontrar propósito numa imobiliária/house? Esta resposta só os apaixonados podem dar.

Eu particularmente, vejo grande nobreza em acordar pela manhã para ajudar pessoas a conquistarem sua habitação, seu lar, seu refúgio. Sei que a compra de um imóvel, muda completamente a experiência de vida de uma família. Um sentimento de proteção, segurança e bem estar.

Ah! o propósito não se define e sim se encontra. Boa jornada!

Um grande abraço.

Marcelo Almeida

Diretor na Motriz Assessoria Imobiliária

www.motrizassessoria .com.br