Definindo objetivos estratégicos para a sua imobiliária

13/07/2020

Depois de elaborar a lista de forças e fraquezas da sua imobiliária e as oportunidades e ameaças do macroambiente, você estará pronto para construir um planejamento estratégico capaz de alavancar as suas vendas e expandir os negócios imobiliários.

Para isso, é mandatório definir os objetivos estratégicos que darão o norte para sua imobiliária, pois traçá-los coloca a empresa em novos patamares e além disso, os objetivos estratégicos potencializam o engajamento e o comprometimento dos gestores e suas equipes.

Os objetivos estratégicos são as metas globais e amplas da imobiliária e devem estar alinhados ao propósito e missão da empresa. Cada objetivo estratégico conquistado, fará a imobiliária estar mais próxima de sua visão empresarial.

Os objetivos estratégicos são essenciais para o crescimento e desenvolvimento de sua imobiliária, pois são as diretrizes empresariais. É a definição dos principais resultados que devem ser alcançados pela equipe através de um plano de ação.

Para serem efetivos, devem ser mensuráveis e quantificáveis. E a sua medição é realizada através de indicadores de desempenho que são acompanhados periodicamente.

Em resumo, os objetivos estratégicos, ajudam a alcançar a Visão da empresa e seu desenvolvimento estratégico. É importante que sejam criados indicadores de performance. Pois através destes indicadores, os gestores conseguem enxergar onde a empresa está, para onde vai e em qual velocidade.

Recomendo que os seus objetivos estratégicos sejam definidos e reavaliados com uma periodicidade anual, quando é feita a elaboração ou revisão do seu planejamento estratégico.

Deve-se escolher de dois a três objetivos estratégicos por área de sua imobiliária. Veja alguns exemplos:

             Financeiro

  • Redução dos custos fixos em 10%;
  • Redução das despesas financeiras em 20%;
  • Aumentar o lucro líquido em 15%.

    Vendas

  • Aumentar o volume de vendas em 30%;
  • Reduzir o ciclo de venda em 10%;
  • Melhorar a qualidade do atendimento.

            Recursos Humanos

  • Reduzir o turnover (rotatividade) em 20%;
  • Aumentar a equipe comercial em 10%;
  • Melhorar o clima organizacional.

    Marketing
  • Aumentar a geração de leads em 15%;
  • Redução do custo de aquisição de clientes em 10%;
  • Desenvolver uma nova marca para o segmento econômico.

É recomendável fazer um desdobramento dos objetivos, incluindo; estratégias, ações, prazos para início e término, além de pessoas responsáveis pelas ações e os recursos necessários para a realização.

Existem diversos modelos de planos de ação. Abaixo segue um formato simplificado para exemplificar as etapas de desdobramento do processo.

Objetivo Estratégico:

  1. Estratégias para realização
  2. Ações
  3. Início
  4. Fim
  5. Responsável
  6. Recursos necessários

Com seus objetivos estratégicos bem definidos, sua imobiliária terá um norte mais claro e você terá maior controle sobre a operação, o que possibilitará melhorar os seus resultados mensalmente.

Marcelo Almeida

Diretor na Motriz Assessoria Imobiliária

www.motrizassessoria .com.br