Criança em apartamento: Todo cuidado é pouco.

18/12/2020

A segurança dos nossos filhos, mesmo dentro de casa, é uma preocupação recorrente e hoje, falaremos um pouco sobre os cuidados com nossos filhos, principalmente para quem mora em apartamento .

Começamos pelas janelas e sacadas

Recomenda-se a instalação de redes com aberturas pequenas e resistentes à pressão corporal e mesmo ao uso de facas e tesouras.

De preferência a modelos específicos e que sigam as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A criança em apartamento precisa de atenção especial. Então, assim que se mudar, instale telas de proteção em todas as janelas de seu apartamento, inclusive nas janelas do banheiro.

Se possível, invista em grades ou vidros, pois assim o ambiente ficará ainda mais protegido.

Evite móveis perto de janelas

Criança é curiosa por natureza e adora explorar lugares perigosos.

Escalar cadeiras, pular escadas, subir em sofás, pendurar-se em cômodas e estantes são algumas das peripécias que as crianças podem tentar. Por isso, deve-se ter muita atenção para que esses móveis não caiam em cima delas e evitar que eles estejam próximos a janelas.

Mantenha os móveis longe das janelas e se não for possível, restrinja o acesso a esses lugares

Atenção para pisos escorregadios

A energia dos pequenos parece não ter fim, é um corre-corre o dia todo, pela casa inteira. Assim, tudo o que possa causar acidente deve ser evitado, como piso molhado, tapetes soltos, brinquedos espalhados e, até mesmo, piso encerado demais. O ideal é deixar tudo limpo e organizado sempre.

Evite pisos muito lisos. Para os tapetes esse truque caseiro é de grande ajuda.

Vire seu tapete, deixando o lado que encosta no chão voltado para cima.Com a pistola de cola quente ou de silicone, faça linhas verticais, cobrindo todo o tecido.Espere secar completamente por cerca de 10 minutos. Vire o tapete e pronto, nada de escorregões!

Para o quarto das crianças uma alternativa são os tapetes de EVA. Eles são coloridos e têm encaixe próprio, sendo bem fáceis de montar e desmontar, além de dificilmente saírem do lugar.

Você pode optar por carpetes macios, pisos vinílicos, almofadas e pufes são específicos para quem tem criança em apartamento. São resistentes, fáceis de limpar e muitos já vêm com um tratamento que evita o mofo.

Brinquedos espalhados pela casa são um perigo

Por isso mantenha algumas caixas organizadoras no ambiente de diversão para guardar tudo no final. Envolva os pequenos nessa tarefa, ensinando boas praticas.

Use protetores nas tomadas, quinas e portas

Móveis com cantos arredondados são mais seguros para caso a criança esbarre ou caia perto das quinas. Se tiver móveis angulosos, também há solução. Basta investir em protetores de silicone que são baratos e podem ser comprados em lojas de utensílios domésticos.

Tomadas também são um perigo em potencial para criança em apartamento. Pois, às vezes, os pequenos costumam ser curiosos e inserir objetos pontiagudos nos furos. Invista em protetores de tomada para protegê-las e vedá-las.

As portas também merecem atenção. Para evitar que batam repentinamente por conta do vento, use pesos específicos com formatos divertidos, como os de bichinhos coloridos

Molas hidráulicas são uma aposta certeira para quem tem filhos, elas abrem e fecham vagarosamente e são muito usadas em ambientes acadêmicos. O dispositivo é geralmente colocado na parte superior das portas acabando definitivamente com batidas e aberturas repentinas. Há também os para-portas, que são utensílios simples colocados entre a maçaneta e o batente, impedindo que os dedos fiquem prensados. São feitos com materiais de espuma ou silicone e é possível encontrá-los facilmente.

Esconda os fios de aparelhos elétricos

Fiação, equipamentos domésticos e carregadores de celular podem causar acidentes fatais. Crianças costumam levar tudo à boca e tropeçam com facilidade por desatenção. Portanto, esses equipamentos devem ficar sempre fora da tomada e do alcance delas quando não estão em uso.

Fios podem ser escondidos em pequenas caixas, canos de PVC ou, até mesmo, em potes de plástico. Estas são soluções caseiras e baratas, mas se você realmente quer segurança para sua família, vale a pena investir em um projeto elétrico.

Um bom eletricista organizará e esconderá os fios para você de forma profissional. Existe também, no mercado da construção, rodapés que são específicos para passagem de fios, como as canaletas de plástico, os ganchos que seguram os cabos longe das tomadas e os demais aparatos, para facilitar essa tarefa. Deixando tudo limpo, invisível e seguro.

Deixe a cozinha e a lavanderia seguras

A cozinha é um ambiente perigoso para quem tem criança em apartamento. Preste atenção em fogões, geladeiras, fornos elétricos, facas, garfos, objetos de vidro e pisos escorregadios. Por exemplo: ao colocar as panelas em cima do fogão, deixe os cabos sempre virados para dentro. Objetos cortantes devem ser guardados em gavetas com travas.

Verifique também a altura das toalhas de mesa para que eles não puxem e causem acidentes. Já o gás deve ficar sempre com a válvula desligada. Você pode investir em modelos de fogões com travas de segurança para crianças. Sempre trave portas e armários que estão na altura deles.

Na lavanderia, que normalmente fica próxima à cozinha, os produtos de limpeza devem ficar em locais altos e preferencialmente trancados. Espaços onde as crianças podem ficar presas devem ser bloqueados. Preste atenção também na máquina de lavar, secadoras em alta temperatura e até no tanque cheio de água. Uma boa solução é usar um portão para evitar o acesso.

Invista em camas adequadas para as crianças

Nos quartos, as camas podem ser mais próximas do chão e terem grades protetoras, evitando que a criança caia e se machuque. Há também modelos de berços com espuma ao redor para os bebês.

Para quem deseja investir em beliches, o ideal é sempre colocar uma proteção na cama de cima e verificar se o modelo é bem firme. Evite também deixar muitos objetos ou brinquedos pequenos na cama, pois os pequenos podem engolir.

Invista em abajures e luminárias fixos na parede, evitando que esses aparelhos caiam e deixando o ambiente mais agradável. Existem luminárias divertidas que imitam as estrelas e podem ser uma ótima opção para as crianças que estão se adaptando a dormir sozinha.

Nunca deixe a criança sozinha

Sabemos que nem sempre é possível, entretanto evite ao máximo deixar os pequenos sozinhos. Lembre-se ainda que criança muito quieta quase sempre é sinônimo de alguma arte.

Compartilhe essas informações com seus amigos e vizinhos. Ajude-os a protegerem os pequenos.

Conheça nossos empreendimentos. Um grande abraço. 

EQUIPE MOTRIZ